O interessado desenvolverá a capacidade de trabalhar em equipe, de chegar a soluções práticas para resoluções de problemas, quebra de paradigmas, criações de novos produtos ou remodelagem de negócios e projetos.

 

O Design Thinking é um modelo mental que surgiu há quase 15 anos na Califórnia (EUA). Foi desenvolvido para resolver problemas complexos e crônicos que estão em movimento dinâmico, combinando métodos e ferramentas em várias disciplinas. Por meio do Design Thinking é possível colocar em prática soluções que possam transformar pessoas, sociedades, comunidades e organizações.

 

Parceria:

soy1 

 

Carga Horária

 16 horas

 

Formato

Turmas

27 a 30 de novembro

Expositor

Davi Gomes

 

Faça sua Pré-Inscrição

 

Objetivo

 

Colocar-se no lugar do outro para a resolução de desafios; Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe; Visão transdisciplinar; Identificar problemas, gerar resultados e soluções inovadoras.

 

Público-Alvo

Empreendedores que estão abrindo negócios, gestores de Recursos Humanos, profissionais de Marketing, Diretores Comerciais, Vendas e Estratégia, Gerentes de Projetos, Planejamento e profissionais do setor público.

 

Resultados Esperados

 

- Ter uma visão sustentável do problema enfrentado;


- Conseguir usar suas diversas habilidades com o foco na resolução do problema;


- Assimilar empatia. Entender a dor do outro ou da empresa e se colocar no lugar dela;


- Aprender a utilizar as habilidades de outros colaboradores;


- Identificar onde encontrar oportunidades de inovação;


- Descobrir a Oportunidade de Inovação;


- Desenvolver a Oportunidade de Inovação (Produto ou Serviço);


- Testar as ideias — protótipos - Auxílio para implementar soluções nas organizações.

 

Conteúdo

 

CÁPSULA DE CONHECIMENTO

 

- Nova economia global

 

- Áreas de aplicação do Design

 

- Introdução ao Design Thinking

 

- Empatia, Colaboração, Experimentação

 

- Design de serviço

 

- Apresentação da Metodologia

 

- Business Design

 

- Criatividade nos Negócios

 

- Crescimento Linear x Crescimento Exponencial

 

ENTENDIMENTO

 

- Mapa Mental para identificação de temas a serem abordados

 

- Enquadramento do desafio - Redesenho do desafio

 

OBSERVAÇÃO

 

- Investigação

 

- Ferramentas de investigação

 

- Entrevistas

 

- Olhar observador

 

- Equipes paralelas em campo

 

- Poder da empatia

 

- Presença de Stakeholders (envolvidos no desafio)

 

PONTO DE VISTA

 

- Análise de Stakeholders

 

- Criação de Personas

 

- Apresentações gerais das Personas

 

- O que une as Personas

 

DIAGNÓSTICO

 

- Mapa Mental para definição de diagnóstico

 

- Conclusões em uma frase

 

- Apresentação do diagnóstico

 

IDEAÇÃO

 

- Aquecimento da Criatividade

 

- Cases de cenários análogos

 

- Criatividade como ferramenta tranformadora

 

– Braistorm

 

- Geração de ideias em equipes

 

- Seleção das alternativas

 

- Filtros de seleção

 

- Ideias finalistas

 

PROTOTIPAGEM

 

- Validação da proposta finalista

 

- Refinamentos

 

- Criação de identidade, projeto ou mockup

 

- Sistematização

 

- Mínimo produto viável

 

- Escabilidade

 

APRESENTAÇÃO

 

- Poder de argumentação

 

- Estruturação de Roteiro

 

- Apresentação estruturada

 

 

Metodologia

 

- 16 horas de intenso aprendizado;


- 3 pilares: Empatia, Colaboração e Experimentação;


- Metodologia dinâmica e prática;


- Cápsulas de conhecimento sobre inovação, criatividade, metodologias colaborativas e cases;


- Exercícios em grupo;


- Desenvolvimento de um projeto real;


- Investigação/Pesquisa na rua;


- Apresentação de protótipos;


- Vídeos inspiradores com casos reais.

 

 

Davi Gomes



Publicitário e Mestre em Design Estratégico pela ELISAVA - Escola Superior de Desing, em Barcelona (Espanha). Ministrou Workshops e palestras de Desing Thinking no Grupo M. Dias Branco, CAIXA, Unimed Fortaleza, Grupo O POVO, SENAC, Casablanca Turismo, Sistema Jangadeiro, PSOL, DMS, Telecom (TIM), Elephant Coworking e é professor da OPA! Escola de Desing. Atuou na Área de Marketing da Bolsa de Valores de São Paulo - Bovespa, Universidade de Fortaleza, Instituto FA7 e em projetos para startup's de tecnologia em Barcelona.

 

Investimento

 

R$690,00 (em até 3x no cartão de crédito)