O processo de tomada de decisão no ambiente profissional, em geral, envolve escolhas nem sempre fáceis de determinar. A decisão por um caminho pode considerar aspectos racionais e analíticos, emocionais ou intuitivos. Quanto ao aspecto racional e analítico, cada vez mais os gestores estão adotando métodos quantitativos como ferramenta de apoio às decisões.
 
A estatística descritiva como método exploratório e a análise de regressão como método de identificação de comportamentos entre variáveis podem trazer informações valiosas que somadas aos indicativos dos aspectos emocionais, intuitivos e outros podem fazer a diferença no processo de tomada de decisão. 

 

Carga horária

12 horas

Formato

29/11/2017 18:30as 22:30 - Quarta-feira 
30/11/2017 18:30as 22:30 - Quinta-feira
01/12/2017 18:30 as 22:30 - Sexta-feira

 

Expositor

José Wellington Brandão

Faça sua Pré-Inscrição

Objetivo

Apresentar alguns instrumentos dos métodos quantitativos para apoio no processo de tomada de decisão organizacional.

Público-alvo

Gerentes, supervisores, coordenadores, analistas e empreendedores que desejam inserir métodos quantitativos como ferramenta de apoio no processo de tomada de decisão. Acadêmicos que utilizam métodos quantitativos como metodologia de pesquisa.

Conteúdo

1.Introdução 
    Estatística – Descritiva, Probabilidade e Inferencial
    Estatística x Negócios
2.Medidas de tendência central 
    Média, Mediana e Moda
3. Medidas de dispersão
    Amplitude, Variância, Desvio Padrão e Coeficiente de variação.
4.Distribuição Normal e Testes de significância
6.Teste de significância de Médias
7.Correlação
8.Regressão Simples e Múltipla

 

Metodologia

Aulas expositivas com estudos de casos, utilizando a ferramenta de análise de dados do excel.

José Wellington Brandão

Doutorando em Administração e Controladoria (Finanças) pela UFC, Mestre em Administração e Controladoria (Finanças) pela UFC, MBA em Finanças pela Saint Paul/Uni7, MBA em Logística Empresarial – FGV – SP, Licenciando em Matemática pela UFC e Administrador de Empresas pela Unifor. Atualmente é Administrador da Petrobras, Coordenador e Professor de MBAs da Saint Paul, Professor de graduação FGN. 

Lecionou na Unifor e Uva em cursos de pós graduação.  

Foi Gerente Regional de Logística da M. Dias Branco (Salvador), Gerente Nacional de Logística da Adria (São Paulo), Coordenador de Logística da M. Dias Branco (Fortaleza), Analista de Informações Gerenciais – Vicunha (Fortaleza), Coordenador de PCP e Coordenador de Produção – Vicunha (Fortaleza), ao longo dos últimos 32 anos.

Investimento

R$ R$600,00 (em até 3x no cartão de crédito)