A tecnologia está transformando a maneira como os edifícios e a infraestrutura são projetados, construídos e operados. E isso ajuda a melhorar a tomada de decisões e o desempenho em todo o ciclo de vida da construção e da infraestrutura.

 

O BIM (Building Information Model) não se refere a um software específico, e sim a um conceito de virtualização, modelagem e gerenciamento das atividades inerentes ao projeto/construção de obras de engenharia. O projeto, neste novo conceito, torna-se muito mais próximo da obra real (virtualização dos elementos), facilitando a observação de possíveis inconformidades (erros de projeto, sobreposições etc.).

 

O programa de Formação em BIM Management engloba 4 cursos com assuntos essenciais relacionados ao BIM Manager, para os profissionais que estão no mercado de execução de obras, engenheiros, arquitetos, projetistas e afins. As aulas preparam o aluno para os desafios e demandas do mercado da construção civil, que enxerga cada vez mais as vantagens do BIM na qualidade dos projetos, na redução de custos e na eficiência de orçamentos e obras. Conheça abaixo os cursos rápidos: 
 

Gestão de Projetos em BIM

Práticas Colaborativas em BIM e Compatibilização 3D

BIM como Estratégia para Assertividade de Orçamentos

Utilização Básica da Metodologia BIM em Obras

 

 

 

 

Carga horária

64 h/a

 

Formato

Curso 1- 18 a 21/06, das 18h30 às 22h30
Curso 2- 30 e 31/07, 01 e 02/08 das 18h30 às 22h30
Curso 3 - 20 a 23/08 das 18h30 às 22h30
Curso 4- 24 a 28/09, das 18h30 às 22h30

 

Expositor

Dante Gadelha e Alberto Napoleão.

Faça sua Pré-Inscrição

Objetivo

Curso 1: Gestão de Projetos em BIM
Promover a capacitação de profissionais que desejam gerenciar pequenos e grandes projetos multidisciplinares em BIM através de metodologias desenvolvidas por profissionais com experiência no mercado.
Curso 2: Práticas Colaborativas em BIM e Compatibilização 3D
Promover a capacitação de profissionais que desejam se aprofundar de maneira prática na área de projetos colaborativos em BIM e Compatibilização 3D de projetos através de metodologias desenvolvidas por profissionais com experiência no mercado.
Curso 3: BIM como estratégia para assertividade de Orçamentos
Promover a capacitação de profissionais que desejam utilizar a tecnologia BIM para otimização de orçamentos de edificações.
Curso 4: Utilização básica da metodologia BIM em Obras
Promover a capacitação de profissionais que desejam utilizar a tecnologia BIM para ter mais eficiência na gestão de obras.

Público-alvo

Estudantes e profissionais graduados das áreas de arquitetura e engenharia, projetistas, gestores e construtores que tem ou já tiveram contato com essa tecnologia e desejam entender como gerir um projeto em BIM.

Cursos


•Curso 1: Gestão de Projetos em BIM (16h/a).
- Introdução ao BIM (Building Information of Modeling).
- Atribuições do novo Profissional da Construção Civil: O BIM Manager.
- BIM Implementation Plan: Fluxo de implementação em empresas, Softwares e Hardwares, Equipes, Livro de estilos, Biblioteca BIM.
- BIM Execution Plan: Gestão e divisão de equipes no projeto, cronograma de projetos em BIM, produtos gerados, definição de estratégia de colaboração multidisciplinar, estratégias de compatibilização, estratégias de quantificação.
- Controle de qualidade de modelagem BIM.
- Metodologias de práticas colaborativas: em rede local, na nuvem, por FTP.

Curso 2: Práticas Colaborativas em BIM e Compatibilização 3D (16h/a)
- Atribuições da equipe de compatibilização de projetos.
- Plano de compatibilização de projetos.
- Metodologia de compartilhamento e atualização de modelos.
- Utilizando o Navisworks.
- Verificação visual de interferências.
- Clash Detection.
- Relatórios de compatibilização.
- Projetos Integrados: IPD (Integrated Project Delievery).
- Metodologias colaborativas em BIM
- Pratica colaborativa no Revit

 

Curso 3: BIM como estratégia para assertividade de Orçamentos (16h/a)
- O papel do BIM Manager na extração de quantitativos.
- A interação entre as informações paramétricas e os elementos 3D.
- Noções básicas de planilhas de quantitativos no Revit.
- Preparando os modelos para extração de quantitativos.
- Metodologia de interação entre os quantitativos extraídos do modelo BIM e as planilhas orçamentárias.

•Curso 4: Utilização básica da metodologia BIM em Obras (16h/a)
- Utilizando o Navisworks durante a obra.
- Utilizando Apps de visualização de modelos BIM em tablets durante a obra.
- Utilização do BIM para As Built durante a obra.
- Gerenciando modelos 4D e 5D.

 

Metodologia

•O conteúdo teórico é posto em prática através da simulação de situações específicas da gestão de projetos em BIM. Através do uso básico dos softwares Revit e Navisworks, os alunos poderão praticar algumas ações atribuídas ao BIM Manager na gestão de projetos.

 


•Aplicação prática da teoria utilizando o software Navisworks na compatibilização entre disciplinas de um projeto pré-determinado.

 


•Aplicação prática da teoria utilizando o software Autodesk Revit e Excel. O aluno irá extrair os quantitativos de arquitetura, estrutura e instalações de modelos fornecidos previamente para sua integrando-os às planilhas orçamentárias.

Resultados Esperados

O aluno terá um panorama geral das possibilidades de uso dos modelos BIM durante a obra, aprenderá como alimentar as planilhas orçamentárias utilizando as informações dos modelos BIM, aprenderá uma metodologia de compatibilização 3D de projetos em BIM aplicada na utilização do software Navisworks, e também terá um panorama geral das atribuições de um BIM Manager e de quais serão suas ações numa situação real de gestão de projetos em BIM.


Dante Gadelha: Arquiteto e Urbanista graduado em 2011 pela UFC (Universidade Federal do Ceará), Especialista em Gestão de Projetos pelo INBEC/Unicid e atualmente em formação para International Master BIM Manager na Zigurat Global Institute of Techmology. Há seis anos trabalha implementando o BIM em empresas das áreas da construção civil, além de desenvolver e coordenar projetos nessa plataforma. Atualmente tem sua própria empresa de projetos, treinamentos e consultoria BIM (Arqtech Brasil) e também presta serviços para a Architectus S/S, que gere obras e desenvolve projetos de grande porte de arquitetura, engenharia e infraestrutura principalmente para o setor público em todo o Brasil. Na Architetus foi o responsável pela implementação da metodologia BIM e pela gestão de mais de 120.000,00 m² de projetos multidisciplinares de alta complexidade nessa plataforma.

 

Alberto Napoleão: Arquiteto e Urbanista graduado em 2008 pela UFC (Universidade Federal do Ceará), Especialista em Gestão de Projetos pelo Mrh/FGV. Há dez anos trabalha implementando o BIM em empresas das áreas da construção civil, além de desenvolver e coordenar projetos e obras nessa plataforma. Atualmente tem sua própria empresa de projetos, treinamentos e consultoria BIM (Solida ) e também presta serviços para a Harmony, que executa obras e desenvolve empreendimentos imobiliários, principalmente para o setor habitacional e comercial. Na Harmony foi o responsável pela implementação da metodologia BIM e pela gestão de mais de 100.000,00 m² construídos, com projetos, orçamento e planejamento executados nesta plataforma.

 

Investimento

Programa completo R$2.720,00 (parcelado em até 6x no cartão de crédito).
Curso (individual) R$800,00