O curso de capacitação estimula os participantes a desenvolver um projeto como uma arte, de forma artesanal, como base para a criatividade, resultando em intuições e visão. Os participantes aprendem a gerenciar o projeto durante todo o seu ciclo de vida. Único curso no Brasil que o aluno entrega o produto do projeto.

 

 

 

 

 

CARGA HORÁRIA

 16 horas

 

FORMATO

02 e 03 de março de 2018, das 08h30 às 17h30

 

EXPOSITOR

Manoel Veras

 

Faça sua Pré-Inscrição

Objetivo 

Promover a capacitação e a certificação de gerentes em assuntos relacionados à estratégia e à gestão de projetos baseados no modelo Life Cycle Canvas (LCC).

Público-Alvo 

Diretores, Gerentes e Analistas de instituições públicas e privadas.

Programa

Iniciação e Planejamento de Projetos:
- Trata das fases de iniciação e planejamento de projetos;
- Ensina a planejar projetos, utiliza as principais técnicas de planejamento para gestão das partes interessadas, equipe, riscos, comunicação e aquisições;
- Diferencia premissas de restrições;
- Trata da definição dos principais atores e suas atribuições no planejamento de projetos.

Indicadores de Desempenho e Gestão da Mudança:
- Trata do planejamento para construção de indicadores de desempenho;
- Trata dos conceitos relacionados a indicadores sociais;
- Vincula indicadores de desempenho a indicadores de projetos;
- Ensina a definir metas para indicadores;
- Diferencia indicadores de eficiência, eficácia e efetividade;
- Diferencia indicadores estratégicos, táticos e operacionais;
- O curso explica e ensina a por em prática como fazer a gestão da mudança em projetos.

Execução e Monitoramento:
- Trata das fases de execução e monitoramento de projetos;
- Envolve o acompanhamento do projeto, dos principais entregáveis, indicadores de valor agregado para tempo e custos, monitoração de projetos;
- Ensina como controlar a mudança no projeto;
- Trata do controle dos projetos com métricas.

Encerramento de Projetos:
- Trata das lições aprendidas, como registra-las e do encerramento de contratos e aceite de produto.

Metodologia 

O curso de capacitação se desenvolverá utilizando como referência a metodologia ativa aprendizagem baseada em problema (problem based learning - PBL).

O PBL no curso de capacitação será desenvolvido em grupos e os objetivos principais desta abordagem são o desenvolvimento de habilidades para solução de conflitos em contextos que representem casos reais, trabalho em equipe e troca de informações e experiências, durante a qual um aluno aprende com o outro.

Todas as habilidades desenvolvidas neste trabalho coletivo configuram as capacidades necessárias aos alunos no sentido de (re)construírem e trocarem conhecimentos tornando a aprendizagem dinâmica. Por último, pode-se ressaltar que uma das tarefas mais importantes do PBL é com relação à adequação do problema ao tema apresentado no plano de ensino do curso

Certificado de Conclusão

O aluno deve ter participação em 100% do curso para ter direito ao certificado de conclusão.

Certificado Life Cycle Canvas Associate

O curso certifica o aluno mediante aprovação em prova individual e em prova em grupo com notas superiores a sete (7,0) nas duas provas. Alunos que passam na certificação começam a fazer parte de uma rede de profissionais certificados em Life Cycle Canvas.

Manoel Veras 

Manoel Veras é engenheiro de telecomunicações com doutorado em administração pela USP. Consultor com mais de 20 anos de experiência abrangendo áreas de Negócios e Tecnologia da Informação em organizações como o Centro Tecnológico Aeroespacial (CTA). Atualmente é Professor da UFRN Especialista em assuntos de TI incluindo a elaboração de planos de negócio, modelagem da arquitetura e governança da TI. Facilidade no relacionamento business to business com grandes empresas do país e com empresas estatais, particularmente junto aos responsáveis pelas áreas de tecnologia da informação (TI), além de realização de negociações e conquistas de grandes negócios na venda de produtos, soluções e serviços na área de TI. Possui experiência internacional, realizou inúmeras viagens internacionais, a trabalho: Estados Unidos, Inglaterra, Escócia, França, Itália, Espanha e Portugal. Morou em Florença na Itália e no Porto em Portugal. É professor do MBA Gestão da Tecnologia da Informação da USP, UFRN, UFPA. Especificamente fez diversos treinamentos com foco em TI nos Estados Unidos. É palestrante reconhecido nacionalmente na área de Tecnologia da Informação e Gestão de Projetos, tendo publicado dez livros sobre o assunto, dois dos quais são best sellers no Brasil.

 

Investimento 

R$ 950,00 (em até 6x no cartão de crédito)