MBA's/PÓS

O aumento da competitividade e a abertura dos mercados propiciam a busca constante da estabilidade. Assim, as empresas vêm procurando novas e eficazes estruturas de trabalho focadas cada vez mais em projetos e em resultados.

 

A gerência baseada em projetos exige mudanças nas organizações, a fim de alcançar os níveis de desempenho e competitividade que atendam às demandas do atual ambiente dos negócios. A partir deste ponto, a função de Gerência de Projetos torna-se vital em todos os segmentos das organizações.

 

Para atender aos gerentes e profissionais que necessitam de conhecimentos e habilidades nesse ambiente bastante complexo, caracterizado por orçamentos apertados e equipes multidisciplinares, a Escola Politécnica da UFRJ estruturou o curso de Pós-Graduação em Gestão e Gerenciamento de Projetos.


 

Parceria:

logo ufrj

 

 

 

CARGA HORÁRIA

360 horas

 

FORMATO

Encontros mensais às sextas (15h às 22h40) e aos sábados (08h às 17h40)

 

EXPOSITOR

Professores UFRJ

 

Faça sua Pré-Inscrição


OBJETIVO

 

Promover a formação de profissionais, executivos e agentes formadores em gerência de projetos, em conformidade com as exigências atuais do mercado e colaborando no sentido de difundir conhecimentos e promover a capacitação dos profissionais nas diversas áreas de atuação, dando-lhes as condições necessárias para preparar-se para uma certificação PMP e na obtenção de um título de especialista em gerenciamento de projetos emitido pela UFRJ.

DIFERENCIAIS

Além da Especialização em si, o programa oferece uma possibilidade de crescimento profissional contínuo com o Mestrado Profissional Internacional:



PÚBLICO-ALVO:

Destina-se a estudantes e profissionais graduados que trabalham direta ou indiretamente com projetos de pequeno a grande porte, das áreas de Engenharia, Arquitetura, Informática, Eletrotécnica, Eletrônica, Mecatrônica, Mecânica, Administrativa, Economia, Mídia (cinema, vídeo, jornalismo), Recursos Humanos, Qualidade e terceiro setor (instituições públicas, organizações artísticas e culturais), ofertando embasamento técnico e as melhores práticas em gerenciamento de projetos.

METODOLOGIA:

Serão realizadas aulas com apresentação dos conceitos teóricos baseados em casos e exemplos reais do dia a dia dos profissionais e empresas, além da realização de exercícios e atividades em grupo dirigidas, apresentação de seminários de curta duração e palestras com estudos de caso, de forma a permitir o intercâmbio de experiências referentes aos temas abordados ao longo do curso.

Os alunos receberão o estímulo, para, no final do curso, realizar uma prova de certificação junto a entidades gestoras em gerenciamento de projetos.

Os profissionais que optam pelo programa aprendem a ser objetivos e práticos e contam com o apoio de professores competentes e que têm prazer em ensinar. A Pós em Gestão de Projetos conta com um programa amplo e diversificado que possibilita ao aluno ter uma visão completa da gestão de negócios.

VANTAGENS:

- Diferencial na carreira com um certificado da UFRJ
- Trata-se de um programa dinâmico que potencializa o conhecimento e crescimento profissional
- Permite integração com programas internacionais

O termo "MBA" apesar de bastante usado no cenário brasileiro é um termo genérico que se refere em inglês a um Master in Business Administration - MBA, e em português Mestrado em Administração de Empresas. Entretanto, como pode-se perceber o "MBA" como é usado no Brasil não é um Mestrado em si por ser mais curto e não ter tese, e, sim, um Pós de nível de Especialização. A pessoa que conclui um "MBA" no Brasil está para o MEC concluindo um curso de Pós-Graduação Lato Sensu, art. 44, III, Lei nº 9.394/1996. Seguindo a terminologia correta, quem faz o MBA no Brasil tem o título de especialista e não Mestre. Ao concluir satisfatoriamente o programa, a UFRJ confere o título de Certificado de Póssendo este especialista Pós-Lato Sensu e para efeito de mercado, o termo "MBA" pode ser usado no currículo para um reconhecimento automático.

O curso é constituído de 20 (vinte) encontros com 18 h/a cada, incluindo as defesas de projeto final de curso, totalizando 360 h/a.

Lista de Disciplinas:

- Introdução
- Contexto do Gerenciamento de Projetos
- Gerenciamento do Escopo
- Planejamento Estratégico
- Redes, Viabilidade e Prospectiva do Projeto
- Gerenciamento do Tempo
- MS Project
- Gerenciamento de Custos
- Balanced Scorecard (BSC)
- Gerenciamento de Valor Agregado (EVM)
- Gestão do Conhecimento
- Ética Empresarial
- Metodologia da Pesquisa
- Gerenciamento das Comunicações
- Jogos Corporativos
- Gerenciamento dos Recursos Humanos
- Liderança, Negociação e Conflitos
- Corrente crítica
- Gerenciamento das Mudanças
- Gerenciamento dos Riscos
- Gerenciamento da Qualidade
- Gestão Ambiental
- Gerenciamento das Aquisições
- Integração e Plano de Projeto
- Escritório de Projetos (PMO)
- Metodologia da Pesquisa
- Seminário de Defesas de Monografias
- Seminário de Defesas de Monografias e Encerramento

 

O programa de Pós permite que o aluno se candidate a programas internacionais que podem ser integrados no decorrer do curso ou após a sua finalização.

São programas oferecidos juntos a instituições renomadas no cenário internacional que vão desde a um módulo internacional de curta duração até uma formação diplomante. Conheça algumas opções:

Programa: Módulo Internacional
Local: Universidade da Califórnia, Irvine

Área: Management, Leadership, and Team Building in a Project and Program Environment.
Período: 1 semana SET - 2014

Programa: Mestrado Profissional - Marketing
Local: Université François Rabelais, Tours.

Área: MSc. em Administração com Ênfase em Marketing de Serviços.
Período: 1 mês na Europa + aulas no Rio de Janeiro. Aulas em inglês e integrado com a Pós. DEZ na Europa. Aulas no Brasil no decorrer do ano.

Programa: Mestrado Profissional -RH
Local: Universidade de Paris

Área: MSc. em Administração com Ênfase em Recursos Humanos.
Período: 12 meses na Europa com aulas em inglês. Bolsa inclusa. Limitado até 26 anos de idade. 1 ano na Europa.

Programa: Mestrado Profissional - Gestão Internacional
Local: Universidade de Bordeaux

Área: MSc. em Administração Internacional. 1 mês na Europa com aulas em inglês.
Período: NOVEMBRO na Europa. Aulas no Brasil no decorrer do ano ou 9 meses na Europa.

Programa: Mestrado Profissional - Administração
Local: Universidade de Bordeaux

Área: MSc. em Administração.
Período: 1 mês na Europa com aulas em inglês. NOVEMBRO na Europa. Aulas no Brasil no decorrer do ano ou 9 meses na Europa.

A Pós da UFRJ conta com um quadro de professores experientes e qualificados. Os docentes e professores especialistas convidados são Doutores/ Mestres que possuem embasamento acadêmico e conhecimento prático. Corpo docente preliminar está sujeito a alteração. O currículo completo de cada docente pode ser visualizado na internet através do sistema LATTES.

Equipe de Coordenação
Prof. Eduardo Qualharini- D.Sc. DCC/Escola Politécnica/UFRJ - Coordenador
Prof. Raphael Albergarias- Sub-Coordenador

Américo Pinto
Professor e pesquisador em Estratégia Empresarial e Gerenciamento de Projetos. Professor em MBAs na FGV, IBMEC, COPPEAD, UFRJ e PUC. Exerceu durante mais de uma década cargos executivos e gerenciais em empresas como Deloitte e Arthur Andersen. Foi Vice-Presidente do PMI (Seção RJ), e por seis anos representante para a América Latina do grupo Oil, Gas & Petrochemical.

Dalton Louzada Moreira
Mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ), Tem certificações em Gerenciamento de Projetos pelo Stevens Institute of Technology (EUA) e Project Management Institute (PMP).. Participou nos últimos 12 anos em mais de 50 Projetos em empresas nacionais e multinacionais (CSN, Gafisa, Petrobras, Lucent, Alcatel e Ericsson).

Eduardo Linhares Qualharini
Doutorado em Engenharia de Produção pela UFRJ e pós-doutorado pela UFF. Experiência nas áreas de Gerenciamento de Projetos, tendo sido Gerente de Projetos da IESA. Atuou em mais 1.000 Projetos de Engenharia Civil e de Produção

Elaine Garrido Vazquez
Doutorado e Mestrado em Engenharia Civil pela UFRJ.  Experiência nas áreas de Engenharia Civil e de Gerenciamento de Projetos, atuando principalmente no planejamento de áreas de Custos e Comunicações, e em pesquisas em Sustentabilidade.

Marcelo Raducziner
Mestre em Administração de Empresas pela EBAPE/FGV-RJ (2003), pós-graduado em Administração de Recursos Humanos pelo IAG/PUC-RJ (1993. Mais de 15 anos de experiência em grandes empresas de consultoria especializado em gestão de custos, processos e sistemas de gestão de desempenho. Diretor da Compass International, empresa de consultoria especializada nas áreas de gestão e negócios,

Márcio Hervé de Oliveira
MBA em Management pela FGV/RJ trabalha há mais de 30 anos no CEMPES / Petrobras, na área de Gerenciamento de Projetos, Ministra aulas em RH, Custos e Riscos na COPPEAD/UFRJ e no MPM / Poli /UFRJ

Oscar França
Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Participou do Theory of Constraints Application Expert Program da Goldratt Schools; É membro do Project Management Institute. Possui experiência de 20 anos em gestão industrial. Atua há 10 anos, como consultor de empresas e facilitador em cursos, nas áreas de Gestão Industrial e Gerenciamento de Projetos.

Raphael de Oliveira Albergarias Lopes
Especialização em Gerenciamento de Projetos pela Poli/UFRJ participou em projetos de Downstream, Upstream, na Petrobras, e é pesquisador em  modelagem de processos. Professor convidado dos cursos de Pós-Graduação em gestão e Gerenciamento de Projetos da  Poli/UFRJ e de Gerenciamento de Projetos na Universidade Veiga de Almeida (UVA), além de instrutor na Dinsmore Associates. Tem a certificações PMP/PMI e PMI-SP, Orange Belt 2003,  e  PRINCE 2 Practitioner, pelo APM Group.

Reynaldo Galvão Antunes
Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (2005), Secretário Técnico do Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Coordenador do Comitê Técnico de Certificação de Sistemas de Gestão - ABNT CTC-02.

Siclinda Omelczuk
Especialista em Gestão do Conhecimento pela Crie-COPPE (2002) , aperfeicoamento em Análise e Processamento de Dados pelo Centro de Instr. Alm. Newton Braga (1989) e aperfeicoamento em Análise e Processamento de Dados pelo Centro de Instr. Alm. Newton Braga (1989).

Silvério de Souza
MPM - Master In Project Management pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; MBA Executivo pelo Coppead/UFRJ; Membro do Theory of Constraints International Certification Organization (TOCICO); Atua em implantações de Teoria das Restrições em vários estados do Brasil, e na América do Sul como consultor associado em projetos da Goldratt Associados Brasil.