Atenta às constantes mudanças no mercado financeiro e suas principais consequências diante do cenário atual da economia brasileira, a UNI7 Escola de Negócios promoveu na manhã desta sexta-feira (04/08) a palestra “Investindo no Futuro: Previdência Privada e Tesouro Direto”. A temática foi ministrada pelo presidente da Alumni COOPEAD UFRJ, Carlos Heitor Campani, e contou com a presença de alunos da instituição e pessoas interessadas em aprofundar conhecimento e sanar dúvidas referentes ao assunto abordado.


O conteúdo da palestra é oriundo de uma pesquisa realizada por Carlos Heitor Campini e Thiago Roberto Dias da Costa, e consistiu em analisar os planos de previdência privada aberta no Brasil, sendo o primeiro estudo a realizar cálculos segundo o rígido arcabouço legal e atuarial do sistema previdenciário brasileiro vigente.

 

Campani destacou o cuidado que se deve ter com investimentos em longo prazo, em virtude das oscilações decorrentes da economia atual. Um dos pontos destacados, o da Previdência Privada, fez menção as vantagens e desvantagens para usuários ou para os que pretendem ter planos PGBL – Previdência Geradora de Benefícios Livres e/ou VGBL – Vida Geradora de Benefícios Livres.

 

Segundo o presidente da Alumni COOPEAD UFRJ, no caso do PGBL, uma das vantagens concentra-se no benefício fiscal, que é dado a quem tem renda tributável, contribui para o INSS (ou regime próprio ou já aposentado) e declara no modelo completo. Já o plano VGBL é proveitoso para quem declara no modelo simples, ou não tem renda tributável, é isento, não contribui para o INSS, nem para regime próprio ou quer investir mais de 12%.

 

Para o corretor de imóveis, Jozivan Leal, presente na palestra, o tema abordado é uma tendência de mercado devido as constantes mudanças financeiras. Ele falou ainda que as informações sobre o assunto tornam-se importante na hora de fazer possíveis investimentos. “Os dois temas destacados, Previdência e Tesouro Direto, são assuntos que estão no auge e nos possibilitam ter uma visão em longo prazo, pois hoje quanto mais informações sobre o assunto, melhor será a compreensão sobre as oscilações que ocorrem. Temos o hábito de tomarmos decisões no imediatismo e a palestra ampliou nossa mente e nos orientou a planejarmos e visualizamos cálculos a um prazo mais extenso”. 

 

Quem concordou com o Jozivan Leal foi o contador e analista financeiro, Klibson Soares que também participou do encontro. “Esse tema é muito importante na atualidade, pois ele abre nossa visão para sabermos planejar nossos investimentos e de que forma eles devem ser feitos”, menciona.


A aluna da Alumni COOPPEAD em MBA Executivo, Ingrid Queiroz, externou a relevância do conteúdo destacado, pontuando a abordagem inicial sobre o Tesouro Direto, que falou das taxas, impostos e que títulos os usuários podem ter retorno, como um dos pontos altos da palestra.

 

Conheça o curso de Formação em Finanças


Na oportunidade, Campani apresentou o novo curso de Formação em Finanças. A qualificação terá uma carga horária de 160 horas e será voltado aos fundamentos de Finanças abrangendo os principais tópicos da área de Finanças Corporativas e Mercado Financeiro. Além disso, o aluno terá a oportunidade de conhecer operações complexas que simulam a realidade vivida por profissionais da área, bem como métodos e práticas utilizadas pelas principais organizações, corpo docente qualificado e com experiência profissional.

 

Ficou interessado e quer fazer sua inscrição no curso? Acesse a página e garanta agora sua vaga. Para mais informações entre em contato no telefone (85) 4006.7669.

 

Confira o material completo da palestra.

 

Escola de Negócios