Desenvolver e/ou aprimorar profissionais de diversas áreas e segmentos utilizando as técnicas de Design Thinking para, em equipe, utilizar a junção do pensamento corporativo + pensamento criativo nas resoluções de problemas, visando soluções práticas e tecnológicas para criações de novos produtos, serviços, processos, projetos e/ou remodelagem de negócios.
Profissionais de todas as áreas que queiram aplicar e/ou ampliar seus conhecimentos em design thinking.
- 16 horas de intenso aprendizado
- 3 pilares: Empatia, Colaboração e Experimentação
- Metodologia dinâmica e prática
- Cápsulas de conhecimento sobre inovação, criatividade, metodologias colaborativas e cases
- Exercícios em grupo
- Desenvolvimento de um projeto real
- Investigação/Pesquisa na rua
- Apresentação de protótipos
- Vídeos inspiradores com casos reais
- Ter uma visão sustentável do problema enfrentado
- Conseguir usar suas diversas habilidades com o foco na resolução do problema
- Assimilar empatia
- Entender a dor do outro ou da empresa e se colocar no lugar dela
- Aprender a utilizar as habilidades do outro
- Identificar onde encontrar oportunidades de inovação
- Descobrir a Oportunidade de Inovação
- Desenvolver a Oportunidade de Inovação (Produto ou Serviço)
- Testar as ideias — protótipos - Auxílio para implementar soluções nas organizações
1. Cápsula de Conhecimento
Nova economia global;
Áreas de aplicação do Design;
Introdução ao Design Thinking;
Empatia, Colaboração, Experimentação;
Design de serviço;
Apresentação da Metodologia;
Business Design;
Criatividade nos Negócios;
Crescimento Linear x Crescimento Exponencial.
2.Entendimento
Mapa Mental para identificação de temas a serem abordados;
Enquadramento do desafio - Redesenho do desafio.
3.Observação
Investigação;
Ferramentas de investigação;
Entrevistas;
Olhar observador;
Equipes paralelas em campo;
Poder da empatia;
Presença de Stakeholders (envolvidos no desafio).
4.Ponto de Vista
Análise de Stakeholders;
Criação de Personas;
Apresentações gerais das Personas;
O que une as Personas.
5.Diagnóstico
Mapa Mental para definição de diagnóstico.
Conclusões em uma frase;
Apresentação do diagnóstico.
6.Ideação
Aquecimento da Criatividade;
Cases de cenários análogos;
Criatividade como ferramenta transformadora;
Brainstorm;
Geração de ideias em equipes;
Seleção das alternativas;
Filtros de seleção;
Ideias finalistas.
7.Prototipagem
Validação da proposta finalista;
Refinamentos;
Criação de identidade, projeto ou mockup;
Sistematização;
Mínimo produto viável;
Escabilidade.
8.Apresentação
Poder de argumentação;
Estruturação de Roteiro;
Apresentação estruturada.
Secretário de Juventude de Fortaleza. Mestre em Design pela Escola Superior de Design ELISAVA, em Barcelona. Atuou como Presidente do Instituto Iracema, com projetos de design aplicados na gestão pública e redesenho de espaços urbanos. Um dos
coordenadores do projeto que chancelou Fortaleza como Cidade Criativa do Design, pela UNESCO.
Design thinker, palestrante, consultor e professor de pós- graduação/MBA inovação na Universidade de Fortaleza, UNI7 e Opa! Escola de Design. Participou do workshop: How to Designing the future, realizado pela IDEO e SYPartners, em Nova York, 2018. Representante de Fortaleza no Global Cultural Districts Network 2019, no National Design Centre de Singapura, participante do Smart City Expo Global 2018, em Barcelona e visitante do Hong Kong Design Center (HKDC), em 2015. Palestrante no evento São Paulo Design Weekend 2019 – Sesc SP. Participou do programa Hipermuseus, de inovação em museus e centros culturais, realizado pela Oi Futuro.