O tema Governança Corporativa tem estado cada vez mais em evidência dado o contexto social e econômico do país. Em nossa região, temos diversos exemplos práticos em que a adoção de boas práticas de governança aportou valor real na atração de investimentos, na abertura de capital, na sucessão familiar ou, “simplesmente”, na garantia da perenidade dos negócios.
O curso busca preparar, de forma prática e teórica, agentes de mudança que possam apoiar as organizações na jornada evolutiva da governança corporativa, seja em start-ups, empresas familiares ou de capital aberto.
Membros de conselhos de administração, conselhos consultivos, conselhos fiscais e comitês de auditoria. Executivos e advogados envolvidos com áreas de governança, compliance e controladoria. Empresários, acionistas e investidores de pequenas e médias empresas de capital fechado.
Neste curso serão utilizadas exposições teóricas, estudo de referenciais de melhores práticas de mercado, dinâmicas de grupo, e discussões de vídeos.
Ao final do curso, espera-se que o conteúdo apresentado capacite o aluno a planejar, implementar e monitorar iniciativas práticas de Governança Corporativa, adaptadas ao porte e estágio de maturidade de sua organização.
Definição de governança corporativa
O papel dos conselhos e dos comitês de assessoramento
Graduado em Gestão Financeira, cursando MBA em Gestão Financeira: Controladoria, Auditoria e Compliance pela FGV (cursando). Experiência consolidada em mais de 20 anos nas áreas Financeira e Administrativa em empresas de pequeno, médio e grande porte (indústria, varejo e atacado). Atuando em cargos estratégicos, tais como: Professor, Consultor Financeiro Corporativo, Controller, Gerente Geral, Gerente Financeiro e Administrativo.