O contexto atual apresenta um ambiente de grandes e profundas transformações, que exige constantes reflexões acerca dos parâmetros de gestão das organizações. Uma das principais reflexões gira em torno da participação e do envolvimento efetivo das pessoas nos objetivos organizacionais.
Este programa de pós-graduação propõe trabalhar a gestão organizacional, tendo as pessoas como foco. O programa deverá constituir-se como um espaço de reflexão e aquisição de técnicas e ferramentas para executivos e profissionais aprimorarem a sua liderança e gestão de pessoas nas suas organizações.
Desenvolver habilidades estratégicas e operacionais da gestão avançada de pessoas, necessárias ao exercício da liderança nas organizações.
Profissionais de nível superior que atuam ou têm interesse na área de gestão de pessoas. Gestores de qualquer nível hierárquico, com formação universitária, que desejam aprimorar suas habilidades de gestão.
Aprofunda os estudos organizacionais. Fundamenta as perspectivas futuras da gestão. Contextualiza os novos e velhos paradigmas organizacionais. Estuda sobre as novas tendências da administração nas organizações do mundo contemporâneo. Aplicação das novas tecnologias organizacionais.
Estuda o perfil do gestor e a prática da liderança. Aprofunda as teorias da liderança aplicadas ao contexto das organizações, o trabalho com grupos: estágios de desenvolvimento e a função do líder, criação e funcionamento de equipes eficazes.
Fundamenta o comportamento organizacional a partir da análise do homem e do trabalho. Estuda as atitudes e comportamentos no ambiente de trabalho, os grupos de trabalho, a motivação humana, a liderança. Aprofunda o sistema organizacional, as imagens e objetivos da organização e a cultura organizacional.
Estuda as bases conceituais da cultura e da antropologia organizacional, culturas locais e culturas nacionais. Aprofunda a gestão da cultura nas organizações, a diversidade cultural nas organizações, a identificação da cultura, a influência da cultura no comportamento humano e na performance organizacional.
Aborda a base conceitual do desenvolvimento de pessoas e da aprendizagem organizacional. Sistematiza o processo de treinamento e desenvolvimento nas organizações. Estuda o engajamento de pessoas nas organizações.
Analisa o processo de recrutamento e seleção de pessoas nas organizações. Aborda as práticas de retenção de pessoas, assim como as novas perspectivas de incentivos no trabalho.
Estuda a avaliação do desempenho de pessoas e de equipes no trabalho. Apresenta os modelos atuais de avaliação e análise do desempenho humano nas organizações.
Estuda a Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT, no que se refere aos tipos de contrato de trabalho. Aborda os processos de desligamento e recolocação de pessoas e os impactos da Reforma Trabalhista.
Trabalha o processo de diagnóstico empresarial e mercadológico, o planejamento empresarial. Simula o processo de gestão empresarial. Exercita a avaliação e controle de resultados organizacionais.
Aborda a gestão de pessoas com base em medidas e indicadores do comportamento organizacional. Estuda ferramentas de diagnóstico em gestão de pessoas e comportamento organizacional, seleção, aplicação, aferição e análise de medidas e indicadores.
Apresenta os modelos de gestão de carreira: conceitos e tipologias. Estuda a administração de carreira, planejamento e estratégias, carreira e realização pessoal. Aborda a qualidade de vida, indicadores e critérios de saúde integral no trabalho.
Apresenta as definições, premissas e benefícios do endomarketing nas organizações. Estuda a interação entre o marketing e gestão de pessoas. Aborda a importância das pessoas que atuam na organização, os instrumentos e programas de implantação de endomarketing, a comunicação organizacional e a comunicação interna.
Estuda os conceitos e a aplicação das ferramentas de negociação. Aborda a negociação como instrumento de gestão e liderança de equipes, as características de um bom negociador. Apresenta o contexto atual das relações de trabalho nas organizações.
Apresenta as implicações da inovação na estrutura da empresa, a inovação como estratégia de competitividade na empresa. Estuda o valor da inovação em mercados globalizados. Aborda metodologia ágil e design thinking.
Fundamenta os trabalhos acadêmicos e a produção científica. Busca compreender os fenômenos científicos. Identifica os níveis do conhecimento humano, partindo da necessidade de uma postura científica no contexto da vida acadêmica.
Apresenta os elementos necessários para a estruturação e realização da produção científica. Oficializa vínculos de orientação para o trabalho de conclusão do curso.
Doutor em Psicologia Social e do Trabalho pela Unifor. Mestre em Administração pela UECE. Graduado em Psicologia pela UFC.
Coordenador dos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis da UNI7. Coordenador dos MBA’s em Gestão da UNI7. Sócio-diretor da Ethos Empresarial. Experiência na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho e Administração, com ênfase em gestão de pessoas e saúde do trabalhador.
Bruno Eloy Farias Araújo
Diana Maria Cavalcante Morais
Francisca Fabiana Menezes Lira
Francisco Hercílio de Brito Filho
Jacinta Maria Grangeiro Carioca
Jean Mari Felizardo
Luciana Karine Araújo de Oliveira
Mariana Aguiar Alcântara de Brito
Nagle de Melo Pereira
Olívia Lima Guerreiro de Alencar
Raimundo Bezerra Lima Júnior
Roseilda Nunes Moreira
Ticiana Hiluy Vieira