O atual cenário apresenta um visível aumento da competitividade no âmbito empresarial, exigindo das organizações muitas adaptações e um maior conhecimento nas situações internas e externas. Diante disso, a utilização da gestão estratégica passou a ser indispensável, pois com um planejamento e uma análise adequada as empresas podem conhecer melhor o cenário em que estão inseridas, favorecendo assim a organização.
Este curso contribuirá para a formação e atuação de gestores estratégicos na tomada de decisões e em seus fatores de permanência no mercado, com foco na melhoria do desempenho das organizações.
Formar profissionais que possam desempenhar função de gestor em alto nível, utilizando ferramentas adequadas de gestão com o intuito de elevar a competitividade da organização.
Profissionais de nível superior que desejam ampliar seus conhecimentos, habilidades e competências na gestão estratégica de empresas.
Aprofunda os estudos organizacionais. Fundamenta as perspectivas futuras da gestão. Contextualiza os novos e velhos paradigmas organizacionais. Estuda sobre as novas tendências da administração nas organizações do mundo contemporâneo. Aplicação das novas tecnologias organizacionais.
Estuda os elementos formadores do atual macroambiente organizacional, contextualizado segundo as realidades do Ceará, do Brasil e do mundo, considerando o impacto destes elementos no processo de posicionamento estratégico das organizações mediante o reconhecimento dos fatores de ameaças e de oportunidades que existem no entorno competitivo.
Fundamenta o comportamento organizacional a partir da análise do homem e do trabalho. Estuda as atitudes e comportamentos no ambiente de trabalho, os grupos de trabalho, a motivação humana, a liderança. Aprofunda o sistema organizacional, as imagens e objetivos da organização e a cultura organizacional.
Estuda a interpretação e análise das demonstrações financeiras brasileiras. Analisa a estrutura de capital, o desempenho operacional e alavancagem financeira. Aprofunda a gestão baseada em valor. Fundamenta capital de giro, administração de caixa e análise de investimentos.
Aborda as operações e logística dentro de uma visão sistêmica integrada as demais áreas empresariais. Enfoca as decisões envolvidas nas diferentes etapas do fluxo de materiais, bem como o relacionamento empresarial de redes de organizações. Demonstra a importância das mudanças culturais empresariais que privilegiam os processos, na busca de acréscimos de valor.
Analisa estratégia de mercado, estratégia organizacional, marketing estratégico; marketing digital, segmentação e posicionamento, produtos e marcas, canais e trade, comunicação e customer experience.
Apresenta as implicações da inovação na estrutura da empresa, a inovação como estratégia de competitividade na empresa. Estuda o valor da inovação em mercados globalizados. Aborda metodologia ágil e design thinking.
Estuda os diversos subsistemas de recursos humanos e a gestão estratégica de pessoas nas organizações. Discute a atuação da liderança na gestão de pessoas nas organizações.
Apresenta a visão sistêmica de custos, o uso da margem de contribuição e os métodos de custeio. Estuda a análise de rentabilidade e diferencial pela contribuição marginal, ponto de equilíbrio e análise da relação custo x volume x lucro. Estuda custeio baseado nas atividades e teoria das restrições.
Estuda a interpretação e análise das demonstrações financeiras e a performance empresarial visando a tomada de decisão organizacional.
Apresenta as ferramentas mais modernas de planejamento e gestão estratégica, as escolas de pensamento estratégico e competitividade organizacional.
Trabalha o processo de diagnóstico empresarial e mercadológico, o planejamento empresarial. Simula o processo de gestão empresarial. Exercita a avaliação e controle de resultados organizacionais.
Apresenta a perspectiva histórica e conceitual do empreendedorismo, com um foco na gestão empresarial, evidenciando as práticas empreendedoras adotadas como um diferencial competitivo para as organizações.
Estuda o planejamento e o aprimoramento dos sistemas de governança, gestão de riscos e compliance, abordando as principais práticas e papéis dos agentes envolvidos. Discute a prática do compliance sob a ótica da governança corporativa nas empresas.
Fundamenta os trabalhos acadêmicos e a produção científica. Busca compreender os fenômenos científicos. Identifica os níveis do conhecimento humano, partindo da necessidade de uma postura científica no contexto da vida acadêmica.
Apresenta os elementos necessários para a estruturação e realização da produção científica. Oficializa vínculos de orientação para o trabalho de conclusão do curso.
Doutor em Psicologia Social e do Trabalho pela Unifor. Mestre em Administração pela UECE. Graduado em Psicologia pela UFC.
Coordenador dos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis da UNI7. Coordenador dos MBA’s em Gestão da UNI7. Sócio-diretor da Ethos Empresarial. Experiência na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho e Administração, com ênfase em gestão de pessoas e saúde do trabalhador.
Alan Bessa Gomes Peixoto
Ângelo Rafael Vieira de Assis
Bruno Eloy Farias Araújo
Francisco Hercílio de Brito Filho
Jean Mari Felizardo
Marcos Aurélio Maia Silva
Mariana Aguiar Alcântara de Brito
Olívia Lima Guerreiro de Alencar
Raimundo Bezerra Lima Júnior
Ricardo Aquino Coimbra
Roseilda Nunes Moreira